Home > O que é o Taekwondo?

O que é o Taekwondo?

Numa perspetiva minimalista, o Taekwondo é uma Arte Marcial com origem na Coreia do Sul com mais de 20 mil anos. Cujo propósito principal seria defender e atacar o inimigo como meio de defesa própria usando livremente as mãos.

Nos dias de hoje, é uma Modalidade Olímpica e um dos desportos de combate mais praticados em todo o mundo

Do Coreano, Taekwondo significa:

· TAE: significa saltar, voar, esmagar com os pés;

· KWON: significa bater ou destruir com as mãos;

· DO: significa o caminho, a arte, o método, a filosofia.

Mas o Taekwondo não é só esta breve descrição.

Há mais de 3 milénios que o povo Coreano começou a praticar artes marciais. E o seu vigésimo quarto rei da Dinastia Silla, Ching Heug, terá sido o primeiro monarca a treinar os seus oficiais de elite no Hwa Rang Do, que era uma espécie de arte de combate livre. Eram jovens aristocratas guerreiros que treinavam afincadamente pelas montanhas e rios gelados até à época da união da península coreana.

A forma mais primitiva de Taekwondo era designada de Soo Bak, que terá ganho fama durante as Dinastias de Silla e Koguryo.

Entre os anos de 918 e 1392 (Dinastia Koryo), foram desenvolvidas varias técnicas pelos Mestres de Soo Bak Gi, movimentos esses semelhantes ao nosso Taekwondo moderno. Mas após o fim da Dinastia Koryo, o Soo Bak Gi começou a perder força até ao final da Dinastia Yi.

Em 1592, a quando da invasão Japonesa, a Coreia foi proibida da prática das suas artes marciais. No entanto, Song Duk Ki e Han Il Dong, dedicados praticantes, conseguiram manter no povo Coreano a tradição do Tae Do ou Taekyon durante esse período.

Após a libertação da Coreia, em 1945, foram abertas várias escolas sob os mais diversos nomes: Kong Soo Do, Soo Bak Do, Tang Soo Do entre outros.

Foi quando o General Choi Hong Hi começou a ensinar artes marciais aos seus militares e em 1952 fez uma demonstração com todos os seus homens para o presidente coreano Rhee, que impressionado, ordenou a todos os seus soldados que treinassem esse sistema.

Em 1955, os diversos estilos/escolas, designadas por Kwans, fundiram-se numa só denominada de Tae Soo Do e por fim Taekwondo.

Em 1966, é criada a International Taekwondo Federation (ITF) pelo general Choi Hong Hi. E em 25 de Janeiro de 1971, é eleito para presidente da Korea Taekwondo Association, KTA, o Sr. Un Yong Kim.

Devido a algumas divergências, em 1973, o General Choi vai para o Canadá e é criada a World Taekwondo Federation (WTF), actualmente denominada como World Taekwondo (WT), nomeado para seu presidente o Sr. Um Yong Kim, com a finalidade de reorganizar a arte e buscar o seu reconhecimento mundial.

A prática do taekwondo inclui as diversas áreas de defesa pessoal, formas, quebras e combate olímpico.

Ainda em 1973 é organizado o primeiro campeonato do mundo de Taekwondo.

É pela presidência de Um Yong Kim na WTF que o Taekwondo chega aos 24ºs Jogos Olímpicos de Seul em 1988 como modalidade de demonstração com a sua componente de combate olímpico. Nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992 foi ainda como modalidade de demonstração.

O dia 4 de Setembro de 1994 tornou-se histórico para a modalidade com a aprovação do COI (Comité Olímpico Internacional) como desporto oficial dos Jogos Olímpicos para Sydney 2000.

Finalmente, Taekwondo nos Jogos Olímpicos Sydney 2000.

Em Portugal, o Taekwondo foi apresentado pelo Grão-Mestre Chung Sun Yong, nomeado pela WTF, e abriu a sua primeira escola no Sporting Clube Portugal em 1974.

A partir de 1978 foram formados os primeiros cintos negros e até hoje já foram formados largas centenas de cintos negros por todo o território nacional, o que demonstra a difusão e crescimento desta arte marcial no nosso pais

A primeira representação Olímpica de Portugal, foi nos Jogos de 2008 em Pequim com a excelente prestação do atleta Pedro Povoa na categoria de -58kg obtendo um diploma olímpico com o seu 7ºlugar, estes jogos contaram igualmente com a representação portuguesa do Árbitro Paulo Martins.

Recentemente o atleta Rui Bragança marcou presença em duas edições consecutivas dos Jogos Olímpicos, no Rio 2016 e Tóquio 2020, obtendo o 9º lugar na categoria de -58Kg.

Desengane-se quem pensa que o Taekwondo é apenas um Desporto Olímpico, ou um desporto de combate. Para os seus praticantes é uma filosofia e uma forma de estar na vida que se baseia nos seus 5 princípios: Cortesia; Integridade; Perseverança; Autodomínio e Espírito Indomável.

É uma arte rica nas suas Ideologias (Técnicas, Artísticas, filosóficas, físicas e de competição) que proporciona ao seu praticante um crescimento físico, intelectual, emocional e social.