Home > Eventos > TAEKWONDO – O CAMINHO DOS PÉS E DAS MÃOS

TAEKWONDO – O CAMINHO DOS PÉS E DAS MÃOS

Convite para o lançamento do livro de José Romano “Taekwondo: o caminho dos pés e das mãos” (editora Nascente), no próximo Sábado, 15/2 às 16h no Clube do Parque. A recensão da obra ficará a carga das Professoras Luisa Branco Vicente e Susana Novais Santos de quem aqui se transcreve uma pequena nota biográfica.

Luisa Branco Vicente é médica com as especialidades de Psiquiatria e de Pedopsiquiatria. É Doutorada em Psiquiatria e Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Lisboa. Está Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Psicanálise e Vice-Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalítico de Grupo (Ex- Presidente da Comissão de Ensino e Ex-Presidente da Comissão de Ética, Sócia Fundadora). Está Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Psicossomática, Sócia Fundadora.
Full Member: International Psychoanalytic Association; European Psychoanalytical Federation; Federation of European Psychodrama Training Organizations; International Association for Group Psychotherapy and Group Processes
É Professora na Faculdade de Medicina de Lisboa, Investigadora e Coordenadora de Projectos de Investigação em áreas de Medicina e Saúde Mental, sobretudo Violência de Género e Maus-tratos na Infância e na Adolescência. É Autora de diversos artigos científicos em revistas nacionais e internacionais; Co-autora de diversos livros.
É Sócia Fundadora e Presidente da Mesa da Assembleia Geral Sociedade Vila Literária de Óbidos – Associação Cultural, Ler Devagar, Sócia Fundadora e da Associação Cultural e Museu Cavaquinho, Sócia Fundadora e Vogal da Direção.

Susana Novais Santos é neurocientista, investigadora, professora de Meditação Mindfulness, oradora motivacional, ultramaratonista e campeã de natação em águas abertas.
Fez Doutoramento em Neuroengenharia (Bioengenharia) – University of Pennsylvania (Ivy League), Philadelphia (2007), Mestrado em Engenharia e Física na Medicina – Imperial College of Science, Technology and Medicine, University of London (2000), Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores – Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa (1998), Mestrado (parte curricular) em Ciências Gastronómicas – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa / Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa (2013)

Curso de Meditação Mindfulness para a Redução de Stress (Mindfulness-Based Stress Reduction, MBSR) (método original, desenvolvido por Jon-Kabat Zinn na Universidade de Harvard) (2016), Certificação em ensino de Mindfulness e MBSR – University of California at San Diego (2016)

Tem prática consolidada de ensino de Mindfulness baseado em Neurociência. Nas suas aulas, explica os fundamentos científicos do Mindfulness e os seus efeitos neurofisiológicos. Pratica meditação desde os 16 anos, idade com que foi viver para Macau pela primeira vez (em 1991). Estudou e trabalhou vários anos na Ásia. Conhece bem, por experiência própria, os benefícios das práticas contemplativas (como meditação, tai chi, chi kung e yoga) não só para a saúde física, mas também para a saúde mental. Sendo investigadora nesta área, conhece também tais benefícios do ponto de vista científico.

É atleta de competição e faz ultramaratonas de natação para sensibilização e angariação de fundos para causas solidárias. É a única mulher portuguesa que já conseguiu fazer a travessia Berlengas – Peniche (16 km) a nadar, a mais dura em Portugal continental, entre outras, tanto em Portugal como no estrangeiro.
É campeã de natação em águas abertas e recordista nacional de distância, com o recorde de 27 km a nadar, numa travessia concluída em pouco mais de 8 horas (8h08m08s).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *